Como escolher casa em condomínio fechado?

Ao comprar casa em condomínio é necessário estar atento(a) sobre alguns aspectos que irão definir a qualidade de vida da sua família na nova moradia. Se você já decidiu que esse é o perfil de imóvel que irá comprar, este artigo irá te orientar sobre as principais características a avaliar durante o negócio para fazer uma ótima escolha ao comprar casa em condomínio. Confira:

5 dicas para comprar casa em condomínio:

1. Observe a acessibilidade ao imóvel

O primeiro aspecto ao analisar a acessibilidade ao imóvel é referente ao trânsito, principalmente, nos horários de pico. São mais vantajosos nessa característica os condomínios localizados em bairros residenciais e mais afastados do centro da cidade. 

Também faz parte do checklist verificar se existem rotas alternativas para chegar ao imóvel a partir da sua rotina de trabalho ou estudo, sem precisar atravessar avenidas e rodovias, por exemplo.

Analisar se a distância entre a casa e o trabalho não será um empecilho na rotina também é importante. Por isso, comece selecionando as casas em condomínio mais próximas dos locais que você vai com frequência e verifique se elas atendem às exigências dos próximos tópicos.

Caso isso não ocorra, expanda o raio de pesquisa.

2. Enumere as comodidades

Para começar, liste os comércios e serviços essenciais na sua rotina e verifique a proximidade com o condomínio. Entre eles, supermercados, farmácias, restaurantes, escolas, creches, academias, hospitais e postos de combustíveis são os mais buscados, mas vale adaptar para as necessidades de cada família.

Se você deseja comprar uma casa em condomínio que fica localizada em uma região com poucas comodidades próximas, analise se existem outros empreendimentos imobiliários já prontos ou em fase de construção no local. Os comércios e serviços tendem a ocupar esses locais com a chegada de mais moradores.

como-escolher-casa-em-condominio-fechado
A casa em condomínio fechado deve atender as necessidades de toda a família.

3. Avalie a estrutura do imóvel

Avaliar a estrutura do imóvel possui aspectos diferentes se você planeja comprar uma casa em condomínio já construída ou ainda na planta. 

Casa pronta

Quando for visitar o imóvel, esteja atento(a) ao estado de conservação e se o número de cômodos e o tamanho da casa atendem às necessidades atuais da sua família e se continuarão atendendo daqui alguns anos.

Também é importante verificar a existência de manchas de mofo, rachaduras e umidade nas paredes e teto, além do estado das telhas, se algumas estão quebradas ou faltando. Da mesma forma, observe se os pisos e azulejos não possuem trincas ou manchas. 

Analise a disposição e o tamanho dos cômodos, tipos de pisos nos quartos, banheiros e cozinha, principalmente, e a quantidade de janelas. Pequenos detalhes a estar atento(a) incluem: quantidade e disposição de tomadas, estado dos móveis em casas mobiliadas, conservação de portas e janelas, preservação da pintura nas paredes internas e externas, manutenção do jardim e quintal, entre outros.

Procure observar o máximo de características possíveis para garantir que faça a escolha certa ao comprar casa em condomínio

Quanto custa uma casa em condomínio fechado em Ponta Grossa?

Casa em condomínio na planta

Ao tratarmos de imóvel na planta, existem duas possibilidades: comprar um terreno em condomínio fechado e construir de forma particular ou negociar diretamente com uma construtora.

No primeiro caso, os gastos podem ser maiores, já que o proprietário terá que arcar com o valor do terreno, com um profissional para planejar a casa, com os materiais de construção e a mão-de-obra. Ao construir “por conta própria” é necessário verificar as regras de construção do condomínio. Geralmente, as regras incluem organização (cuidado ao armazenar e descartar os materiais), barulho (horário para começar e terminar o trabalho na obra), padronização de estilo e tamanho mínimo e máximo de construção.

Ao negociar um imóvel na planta com uma construtora, o planejamento já pode estar incluso no valor total e, em alguns casos, o preço do terreno também. Embora a maioria das casas seja padronizada nessa modalidade, como o imóvel ainda não foi construído você pode verificar com a empresa responsável a possibilidade de realizar pequenas alterações.

Outra opção ao comprar casa em condomínio são os empreendimentos que oferecem diversas variações de planta. Esse é um modelo novo no mercado, mas já é possível encontrar em algumas cidades, como o Giardino Montemerano, em Ponta Grossa. 

O condomínio de casas Giardino Montemerano conta com o exclusivo conceito de construção Home Flex, em que o proprietário pode escolher entre diversas opções de fachada, áreas internas e quintal e recebe a casa pronta, sem se incomodar com a obra. Nesse caso, você só precisa escolher a opção de planta que se encaixa melhor no perfil da família.

como-escolher-casa-em-condominio-giardino-montemerano
O condomínio Giardino Montemerano possui casas com plantas personalizáveis.

Clique aqui para ver mais detalhes

 

Outras questões a avaliar

Privacidade e sossego são vantagens dos condomínios fechados, no entanto, podem ser comprometidas no caso de empreendimentos com casas geminadas. Ao optar por um imóvel geminado, avalie se essa característica não irá atrapalhar a rotina da família, já que reduz a privacidade e os barulhos vindos das casas próximas são maiores.

Se você preza por tranquilidade em uma moradia, ao comprar casa em condomínio, prefira as não geminadas.

5 motivos para investir em imóveis na planta

4. Estrutura do condomínio

Quem decide comprar casa em condomínio, geralmente, deseja uma infraestrutura completa de lazer e de segurança. Por isso, é importante verificar os serviços oferecidos no empreendimento.

Lazer

Ao escolher uma casa em condomínio fechado, enumere as alternativas de lazer que o empreendimento oferece. Em geral, os condomínios possuem piscina, playground, salão de festas, quadras de esportes, academia, área verde e outras possibilidades. 

Verifique se o empreendimento desejado tem as opções de lazer favoritas da família ou se elas podem ser encontradas em locais próximos da residência.

Segurança

A maioria dos condomínios oferece a infraestrutura de segurança necessária para garantir tranquilidade aos moradores. No entanto, vale realizar uma checagem, principalmente, se existem câmeras de monitoramento eletrônico e estão posicionadas em locais estratégicos, se há cercas elétricas, a altura dos muros e como a portaria realiza o controle de acesso dos visitantes.

5. Potencial de valorização do imóvel

Geralmente, após comprar uma casa em condomínio, o proprietário não tem planos de se mudar para outro imóvel tão cedo por se tratar de um investimento de grande porte. Mas se essa mudança ocorrer em algum momento, será mais vantajoso para o morador se ele tiver escolhido uma casa com alto potencial de valorização. Assim, renderá bons negócios no futuro.

Para saber se a casa em condomínio que você deseja comprar possui um bom potencial de valorização, observe: 

– a qualidade de vida na região, ou seja, procure por índices de criminalidade e dados sobre segurança;

– se a região está em crescimento e se existem novos empreendimentos imobiliários sendo construídos;

– se a localidade está bem servida de comércios ou, pelo menos, se possui comércios e serviços essenciais.

Essas são algumas das características possíveis de serem analisadas pelo proprietário na hora de comprar casa em condomínio para descobrir se o imóvel será valorizado no futuro. 

Seguindo essas dicas você estará mais seguro(a) no momento de tomar a decisão de comprar uma casa em condomínio. 

Sabendo se o imóvel oferece toda a infraestrutura que a sua família precisa e se o potencial de valorização garante um bom negócio ao revender a propriedade no futuro, você poderá realizar uma escolha mais assertiva.

Planeja comprar uma casa em condomínio fechado em Ponta Grossa? Clique aqui e conheça o Giardino Montemerano.