Como criar cachorro em apartamento

Muitas pessoas que vivem em apartamento ou vão se mudar, entendem que contar com um bichinho de estimação no seu dia a dia é muito importante. Existem diversos estudos que mostram que pessoas que têm animais em casa são mais felizes e tem menor disposição a doenças.

Mas surgem alguns empecilhos como, por exemplo, a dificuldade de adaptação, falta de estrutura e eventuais problemas com vizinhos. Se essas situações causam dúvidas em você, nesse artigo vamos mudar o seu pensamento e mostrar como criar cachorro em apartamento.

Cachorros são carinhosos e parceiros, esse artigo vai te explicar como criar cachorro em apartamento

Orientações importantes de como criar cachorro em apartamento

  • Raça

Não são todas as raças de cães que se adaptam a espaços pequenos como apartamentos. Raças de pequeno ou médio porte são as mais indicadas para evitar que o pet tenha problemas com a falta de espaço. Com uma busca rápida na internet você vai encontrar ótimas recomendações de veterinários e especialistas sobre as raças ideais para esses imóveis e o comportamento de cada uma delas.

As raças mais indicadas, segundo especialistas, são: pinscher, vira-latas, poodle, yorkshire, shih-tzu e pug.  Avalie qual se caixa no seu gosto e da sua família.

  • Regras do condomínio

Cada condomínio tem um manual de regras e boas práticas, você precisa conhecer e entender o que precisa seguir para ter um cachorro no apartamento.  As normas variam muito entre os condomínios. No Brasil, não existe lei que proíba animais em apartamentos.

Geralmente, o cachorro deve ser mantido no colo do tutor quando estiver no elevador e o animal não pode representar risco à saúde, sossego e segurança dos moradores.

A boa notícia é que alguns condomínios, seguindo a tendência de restaurantes e lojas, estão se adaptando e entendendo que os animais podem ser bem vindos em qualquer lugar, são os espaços pet friendly.  Esses tipos de empreendimentos são pensados para adultos e seus animais.

Com eles você nem precisa se preocupar em como criar cachorro em apartamento.

Gran Amistad: O primeiro condomínio pet friendly de Ponta Grossa

  • Eduque o animal

Outro cuidado para entender como criar um cachorro em apartamento é saber que você terá que educá-lo.

Você deve ensinar como fazer as necessidades no tapete higiênico, a atender quando você o chamar e respeitar os momentos de silêncio. Pode parecer complicado, mas com alguns tutoriais na internet você pegará boas dicas.

Esse processo de ‘adestramento’ vai facilitar nos dias de chuva, em que os passeios são difíceis e ajudar a se controlar na presença de visitas.

  • Proteja objetos

Portas, banquetas e móveis são alvos fáceis de cachorros em apartamentos. Com certeza, haverá períodos em que ele ficará sozinho, então se prevenir é fundamental. Compre protetores e não deixe objetos visíveis ao pet. Quando filhote, as chances de roer móveis e morder objetos é bem maior.

Mas relaxe, é apenas uma fase. Conforme o cão cresce e você o educa, a tendência é que ele não tenha mais essa atitude.

Os cuidados com o seu animal de estimação

  •  Segurança

Mais uma recomendação sobre como criar cachorros em apartamento é deixar janelas e sacada bem protegidas. Um momento de descuido ou situação de medo pode trazer consequências graves, por isso, analise a segurança do imóvel para atender o bichinho. Telas de proteção são uma ótima forma de garantir segurança. Outro detalhe está no acesso a produtos tóxicos, como itens de limpeza. Guarde esses materiais sempre no alto.

  •  Passeios e brincadeiras

Também é essencial, na hora de entender como criar cachorro em apartamento, que você saiba a importância de estimulá-lo com brincadeiras e atividades ao ar livre. Tenha mordedores, objetos para que ele possa se divertir no dia a dia, principalmente quando sozinho.

Os passeios na rua ou no próprio condomínio, devem acontecer pelo menos duas vezes ao dia. Esses momentos fora do imóvel são importantes para o cachorro se exercitar, ver outras pessoas e socializar com mais animais.

Além disso, é mais uma chance de vocês terem um momento de qualidade juntos.

Caso você tenha uma rotina de viagens ou não tenha horários regrados, estude a possibilidade de contratar um pet sitter. Esses profissionais são focados em levar os animais para passear e interagir com eles.

  • Higiene

O animal no apartamento também vai exigir que você dê banhos com frequência e mantenha higienizada a área em que ele for dormir. Como o cachorro ficará próximo dos sofás, sala de jantar e camas, não dá para deixá-lo sujo.

É importante manter o animal limpinho e com as vacinas em dia para evitar qualquer problema de saúde a família.

E como criar gato em apartamento?

Os bichanos também são ótimos companheiros para viver em apartamento.

Assim, como os cães, você precisará se preocupar com a proteção de móveis, janelas e sacadas. Gatos são exploradores e adoram pássaros e borboletas. As questões de higiene, brincadeiras e regras do condomínio são as mesmas.

Gatos não são tão acostumados a passeios durante o dia, cabe a você avaliar, ou mesmo, acostumar o seu animalzinho.

Em relação ao temperamento, em comparação com os cachorros, os bichanos são mais tranquilos. Por serem mais preguiçosos e independentes, podem se adaptar mais facilmente aos apartamentos.

Gatos também são ótimos companheiros para morar em apartamento.
Gatos também são ótimos companheiros para morar em apartamento.

Escolha morar em um edifício pet friendly

Já pensou morar em um condomínio feito para o seu animal de estimação? Sim, isso já existe e está bem próximo de você.

O Edifício Gran Amistad, em Ponta Grossa, é o lugar para você viver com o seu pet sem precisar se preocupar com as reclamações dos vizinhos e as dificuldades de estrutura.

 

Desenvolvido pela LAAR, o empreendimento criar uma comunidade de moradores que gostam e valorizam seus pets, para que todos possam morar em harmonia.

Com apartamentos e estrutura adaptada para vida com os animais de estimação, o Gran Amistad está sendo construído na Vila Estrela, região nobre de Ponta Grossa.

Quer saber mais sobre esse novo estilo de vida? Receba mais informações sobre o Gran Amistad.