A Caixa Econômica Federal é a instituição bancária referência quando o assunto é financiamento imobiliário. Entre as razões de o banco ter esta notoriedade, estão as condições de pagamento diferenciadas e a diversidade de modalidades de financiamento. Entretanto, mesmo com o aumento de pessoas realizando o sonho da casa própria nos últimos anos, ainda é comum que as regras do financiamento de imóveis gerem dúvidas.
Se esta é a sua realidade entenda neste artigo como financiar um imóvel pela Caixa.
Modalidades de financiamento da Caixa Econômica Federal
A Caixa tem opções de financiamento imobiliário que atendem quatro diferentes modalidades:
– Imóvel novo
Favorece o comprador que busca financiar o imóvel novo ou em construções.
– Imóvel usado
Financiamento direcionado a residência que já foi habitada.
– Terreno próprio
Opção para quem já possui um terreno e deseja construir através de um financiamento.
– Terreno para construir
Linha de financiamento destinada às pessoas que querem comprar o terreno e construir.
As modalidades de financiamento listadas são viabilizadas por meio do Crédito Imobiliário da Caixa, que se divide em dois sistemas: Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Cada sistema regulamenta determinadas concessões de financiamentos imobiliários do país.
Para o financiamento de imóvel novo, usado, terreno e construção, quem direciona as taxas de juros, prazos e regras, por exemplo, é o SFH. O valor limite do imóvel financiado pelo SFH é de R$1,5 milhão.
O sistema também atende financiamentos através de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A Caixa permite que você utilize o saldo do FGTS para dar de entrada no imóvel, reduzir o saldo devedor ou pagar até 80% do valor da prestação.
No entanto, o crédito é autorizado apenas para quem possui pelo menos três anos de carteira assinada.
Condições para o financiamento pela Caixa
Lembre-se que realizar o financiamento de imóvel pela Caixa ou qualquer outro banco exige que você fique atento aos detalhes. Acompanhe algumas informações essenciais sobre o financiamento de imóveis da Caixa:
– Taxa de juros a partir de 8,5% ao ano no SFH;
– A prestação não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal bruta;
– Prazo máximo de 35 anos para quitar a dívida;
– Banco financia até 80% do valor para imóveis novos e 70% do valor para usados;
– Financiamento sobre garantia de alienação fiduciária (Comprador/devedor transfere a propriedade do imóvel ao credor/banco até a quitação total da dívida);
– Contratante não pode ter o nome em cadastros de devedores (SPC, Serasa);
– Possuir capacidade civil e de pagamento;
Regras do banco para financiar com o FGTS:
– Possuir três anos de trabalho sob o regime do FGTS;
– Não ter financiamento ativo nas condições estabelecidas para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
– Não ser proprietário, cessionário, estar comprometido ou ter direito de compra de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção em um dos locais: Município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana; Município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana; Município onde pretende trabalhar e/ou residir.
O imóvel deve:
– Ser residencial urbano;
– Estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente;
– O valor deve obrigatoriamente estar enquadrado nas normas do SFH;
– Não deve ter recebido desconto do FGTS em outro financiamento habitacional nos últimos três anos;
– Deve estar localizado no mesmo município onde o trabalhador exerce sua ocupação principal, incluindo os municípios limítrofes ou integrantes da mesma Região Metropolitana ou no município onde o trabalhador comprove residir pelo período mínimo de um ano. Acesse aqui todas as condições.
Como contratar seu financiamento pela caixa
Com informações mais claras sobre as regras e condições para financiar um imóvel pela Caixa, veja o passo a passo para iniciar o seu processo financiamento.
– Simulação
Acesse o Simulador Habitacional da Caixa e responda os campos solicitados, o sistema indicará qual modalidade de financiamento é o ideal para você. Em caso de dúvidas o banco sugere que você vá até agência mais próxima e converse com o responsável pelos serviços. Você também pode solicitar uma simulação de financiamento diretamente com a construtora pelos empreendimentos de seu interesse.
– Entrega de documentos
Reúna os documentos necessários para dar entrada no financiamento. Os básicos são: Documento oficial de identificação; Comprovante de renda; Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal. Confira a lista completa.
– Análise de crédito
O banco analisará os documentos entregues, dívidas ativas e outras situações que podem impedir o financiamento. Neste momento, o banco verificará se a sua renda é compatível ao empréstimo prestes a ser fechado.
Se não houver restrições, o cadastro e o crédito são aprovados e você é informado sobre o valor do financiamento, da parcela e sobre a autorização ou não do FGTS como parte do pagamento, prazo de pagamento.
– Avaliação do imóvel
Engenheiros credenciados a Caixa vão avaliar o imóvel e constatar se o mesmo atende aos critérios do financiamento contratado.
– Assinatura do contrato
Com aprovação do cadastro, crédito e imóvel, ocorre a assinatura do contrato entre vendedor e comprador. De imediato o documento deve ser registrado no Cartório de Registros de Imóveis já com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pago. O cartório exigirá o comprovante de pagamento. Após esta fase é só entregar uma via do contrato para a Caixa e o dinheiro será liderado. A primeira parcela do seu financiamento deve ser paga 30 dias depois de o contrato ser assinado.
Escolha um bom imóvel para financiar
Agora que você sabe como financiar imóvel pela Caixa, é muito importante escolher com precisão o seu futuro imóvel. Ao adquirir uma casa ou apartamento avalie se o mesmo atende seus objetivos e se a imobiliária ou construtora é parceira do banco.
Em Ponta Grossa, a LAAR Construtora possui ótimos imóveis com alta qualidade construtiva e preços variados. Além de possuir excelente relacionamento com a Caixa.