Comprar apartamento em 2019 – Como se planejar

Comprar apartamento em 2019 está entre os seus objetivos? Saiba que adquirir um imóvel exige pesquisa e bom planejamento financeiro. Assim como ao comprar um carro ou qualquer outro objeto de desejo, você precisa entender os riscos e analisar quais opções cabem no seu bolso.

A boa notícia é que os especialistas da área econômica estão otimistas com o cenário nacional em 2019. A expectativa é de mais investimentos externos, que irão criar oportunidades de estabilidade na economia.

Talvez essa seja a sua oportunidade de efetivar o seu sonho de comprar apartamento em 2019.

Planejamento para comprar apartamento em 2019

Adquirir o imóvel que você tanto deseja demanda organização, comprar um apartamento em 2019 exige que você tenha disciplina para avaliar seus objetivos a longo prazo e gerenciar sua renda mensal.

Se o imóvel será usado para construir uma família, atente-se ao conforto e à segurança. No entanto, se visa acomodar idosos, uma estrutura apropriada deve ser considerada. Este planejamento é fundamental para conquistar o patrimônio dos seus sonhos e não ter dores de cabeça no futuro.  

Avalie o cenário econômico

São poucas pessoas que se interessam pelas notícias de economia. A nossa dica é que, a partir de agora, você atente-se à todas as informações divulgadas nos jornais.

Para comprar apartamento em 2019, você precisará entender, ao menos, o mínimo do que está acontecendo na economia do Brasil. Isso porque a variação da taxa de juros do financiamento imobiliário, o desemprego e o nível de confiança do consumidor, por exemplo, podem influenciar no valor do imóvel.

Quanto mais conhecimento você tem sobre o momento certo para comprar o seu apartamento, menos riscos tem de perder dinheiro. Dedique-se a entender tudo sobre as movimentações do mercado imobiliário e sairá com vantagens.

Para comprar apartamento em 2019, preste atenção nas movimentações da economia nacional e internacional.
Para comprar apartamento em 2019, preste atenção nas movimentações da economia nacional e internacional.

Prepare-se financeiramente

É clichê falar sobre planejamento financeiro quando há a intenção de adquirir um bem, no entanto, é necessário reforçar alguns pontos

Se você está pensando em comprar apartamento em 2019, já imaginou qual será a forma de pagamento? As opções são quitar o valor do imóvel à vista ou em parcelas mensais através de um financiamento imobiliário.

Em geral, o financiamento é o mais escolhido em razão da dificuldade em ter uma reserva financeira. No entanto, você precisará do dinheiro para entrada, que varia dependendo do imóvel, geralmente o mínimo é de 20% do valor total.

Outro ponto a ser levado em conta é a perspectiva de renda mensal no médio ou longo prazo. Caso tenha dúvidas sobre sua carreira nos próximos anos, reveja a possibilidade de comprar um apartamento. O indicado é não criar dívidas.

Estipule ainda um valor máximo para as prestações. Segundo especialistas da área, as parcelas não podem ocupar mais do que 25% do orçamento familiar.

Algumas instituições financeiras oferecem, via internet, simuladores de financiamento. Basta preencher os campos exigidos para obter uma prévia de quanto será a prestação do imóvel. Faça testes e conheça melhor as condições oferecidas.

Vale destacar que, com o nome sujo, não há chance de financiamento. Renegocie suas dívidas o quanto antes.

Analise as opções do mercado

Após planejar a fase mais burocrática da compra do apartamento, você deverá definir o tipo de imóvel que busca. Qual o número ideal de quartos? Sacada faz diferença? A cozinha deve ser integrada com a copa?

É pertinente também determinar se o imóvel será novo ou usado.

Para tomar decisões como estas, reserve um horário do seu dia para conversar sobre o imóvel com o noivo, esposa, mãe, filhos ou seja, a pessoa com quem dividirá o imóvel.

Estude a possibilidade de adquirir um apartamento ainda na planta. São grandes as chances de encontrar um bom imóvel com preço abaixo de outros oferecidos no mercado. Você só precisa pesquisar sobre o histórico da construtora.

Leia também: 5 motivos para comprar um apartamento na planta. 

Encontre o imóvel ideal

Decidiu que vai comprar um apartamento? Agora é o momento de encontrá-lo.

Escolha um apartamento que você precisa. Não haja por impulso ou porque o corretor de imóveis está te pressionando.

Pesquise por imóveis que tenham tudo aquilo (ou grande parte) que você sonhou. O seu apartamento precisa estar em um bairro que você gosta, ter o número de cômodos que acha pertinente para o momento de vida e dar a segurança que sua família precisa. Veja mais dicas para encontrar o apartamento ideal.

Encontre o apartamento que atenda sua necessidade e esteja dentro do seu orçamento.

Além de ter as características que você procura, o preço do apartamento não pode ultrapassar o que foi estipulado. Compre somente o que será capaz de pagar.

Antes de fechar negócio, leve familiares e amigos mais experientes para conhecer o imóvel que deseja comprar. Eles poderão trazer pontos de vistas diferentes sobre o espaço. Ouça as dicas de um engenheiro civil ou elétrico.

Despesas extras com o financiamento

Além das parcelas do financiamento, ao longo do processo há custos com outras taxas como a transferência de propriedade do imóvel, imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e demandas de cartório.

As despesas com estes documentos precisam fazer parte do seu planejamento para comprar apartamento em 2019.

Compre seu apartamento com a LAAR Construtora

A LAAR Construtora possui um portfólio em Ponta Grossa reconhecido pela qualidade construtiva. São apartamentos destinados à famílias que buscam conforto e design moderno para o dia a dia. Os imóveis possuem de 2 a 3 quartos e estão localizados nos melhores bairros da cidade.

3 empreendimentos estão em construção, sendo 2 com entrega prevista para 2019:

La Provence

Palazzo Modena

1 com entrega prevista para 2020:

La Neue House Residence

E outros já estão prontos para você morar:

St. Anthony

La Rochelle

Real de Turim

Está pensando em comprar apartamento em 2019? Agende uma visita com um consultor de imóveis LAAR e encontre o apartamento ideal.