Comprar ou alugar um imóvel em 2019?

Comprar ou alugar um imóvel em 2019 está entre os seus objetivos? Então você precisa avaliar as perspectivas econômicas e sociais para os próximos meses. Inflação, taxa de juros e o aumento na confiança do consumidor movimentam as projeções do cenário imobiliário, beneficiando a população.

A boa notícia é que a previsão para o ano de 2019 é de um novo ciclo de crescimento no setor. Especialistas da área estão otimistas com a mudança presidenciável, o equilíbrio econômico do país e o retorno de investimentos internacionais.

Se você quer definir hoje se deve comprar ou alugar em 2019, confira as dicas ao longo do artigo.

As mudanças no cenário econômico nacional podem te ajudar a optar por comprar ou alugar um imóvel em 2019
As mudanças no cenário econômico nacional podem te ajudar a optar por comprar ou alugar um imóvel em 2019.

Tendência do mercado imobiliário para 2019

A expectativa de desenvolvimento no setor imobiliário deve ocorrer a partir de janeiro com a estabilidade das contas públicas. Entenda a razão para o otimismo:

– Mais investimentos

O posicionamento liberal do novo presidente, Jair Bolsonaro, deve atrair indústrias e multinacionais para investirem e ampliarem seus negócios no Brasil. A recuperação através destas movimentações econômicas tendem a reduzir a inflação. Resultado que já apareceu nas primeiras projeções divulgadas pelo Banco Central após as eleições. Na primeira quinzena de novembro de 2018, por exemplo, a queda na inflação foi de 4,40% para 4,23%.

– Mais empregos

Com as propostas de expansão e desenvolvimento, a tendência é a diminuição do desemprego. Com mais pessoas retornando ao trabalho, aumentam as oportunidades de compra e isso favorece, até mesmo, as chances para a população realizar o sonho da casa própria.

Neste processo de recuperação as instituições bancárias podem ainda liberar mais linhas de crédito favorecendo a população a adquirir seu imóvel.

Comprar ou alugar um imóvel em 2019?                                    

Com base nestas informações, a tendência é que em 2019 as ofertas de imóveis estejam mais atrativas. Mas se a primeira dúvida é comprar ou alugar um imóvel em 2019, esta decisão deve ser tomada após uma análise completa.

  • Estabilidade ou mudança?

Pense no seu objetivo. Se você já mora de aluguel e quer mudar esta realidade para algo mais consolidado, comprar um imóvel é, obviamente, a melhor saída. A mesma recomendação é válida caso você queira formar uma família. Noivos que estão planejando casamento e buscam moradia podem adquirir um imóvel na planta com a data de entrega próxima do casório. Assim, é possível ir pagando o financiamento até o grande dia.

A estabilidade na área financeira também deve ser analisada. A sua carreira profissional é consolidada, mas há possibilidade de mudar de cidade? Então, prefira o aluguel. A empresa que trabalha está passando por uma reestruturação e você não está seguro do seu cargo? Descarte pelo menos, por um tempo, a compra de seu imóvel. Não arrisque seu financeiro sem ter o mínimo de segurança.

  • Viver um sonho ou viver o momento?

Em toda compra de um imóvel as instituições bancárias exigem uma quantia à vista. Este valor de entrada varia de acordo com o imóvel escolhido. Se você tem preferência pela compra, a dica é iniciar esta reserva de capital o quanto antes. Quanto maior for o valor, menos restará para pagar ao longo dos meses. Aproveite períodos de fim ano com o décimo terceiro salário para acumular uma boa quantia.

Comprar um imóvel é a realização de um sonho e pede consciência e responsabilidade financeira.

No entanto, o aluguel é uma ótima alternativa para pessoas que não estão em um grande momento financeiro. Neste caso, é recomendado poupar uma quantia todo mês e aplicá-la em outras formas de investimento. A longo prazo, com o acúmulo de lucro gerado nos juros compostos será mais fácil comprar a casa própria com parcelas reduzidas.

Comprar ou alugar um imóvel em 2019 depende principalmente de seus objetivos e de seu planejamento financeiro.
Comprar ou alugar um imóvel em 2019 depende principalmente de seus objetivos e de seu planejamento financeiro.

Decida com base nas projeções da economia

Os apontamentos feitos são regras iniciais para descobrir se você deve comprar ou alugar um imóvel em 2019. Como já destacamos, um fator decisivo na sua escolha é o cenário econômico nacional.

A projeção de desenvolvimento para o próximo ano pode favorecer a queda das taxas de juros para financiamentos e impulsionar a oferta e procura de imóveis. Por isso, entre comprar ou alugar, nós indicamos que você compre o seu apartamento em 2019.

Se você ainda tem dúvidas confira neste artigo mais vantagens para comprar um imóvel ao invés de alugar.

Vale lembrar que, a partir do momento em que você compra um apartamento, está formando um patrimônio. Então, estude as opções para escolher o melhor imóvel disponível. Veja o que avaliar antes de comprar o seu primeiro apartamento.

Compre o seu apartamento com a LAAR Construtora

Como comprar ou alugar não é mais uma dúvida, a sua tarefa agora é encontrar imóveis que atendem todas as suas necessidades. Pesquise alternativas e sempre certifique-se da índole da empresa que está negociando.

Uma excelente opção para você adquirir o seu apartamento sem correr riscos está em comprar direto com uma construtora. A ação vai permitir que a etapa de negociação e assinatura de contrato efetivo aconteça com menos burocracia. Além disso, você tem a garantia da qualidade de um imóvel novo. Algumas construtoras ainda oferecem financiamento próprio.

Este é o caso da LAAR Construtora, com sede em Ponta Grossa. A empresa oferece empreendimentos modernos, com condomínio reduzido, opção de dois ou três quartos e com plantas inteligentes de estrutura funcional para atender os desejos do comprador.

Conheça o portfólio da LAAR Construtora.