Casa ou apartamento: Qual comprar?

Você está “namorando” o mercado de imóveis e anda pesquisando opções para comprar o seu lar definitivo, mas ainda não decidiu entre casa ou apartamento? Acredite, você não é o único! Várias pessoas que entram em contato conosco também estão com a mesma dúvida.

Existem vantagens e desvantagens para cada um dos casos e essa escolha depende muito do seu estilo de vida. Comparamos alguns quesitos e criamos uma batalha entre apartamento x casa. Vamos apresentar aqui os pontos positivos e negativos de cada um, cabe a você tirar a conclusão, esperamos que este artigo te dê uma forcinha.

 

Localização | Vencedor: Apartamento

Boa localização é algo relativo. Mas em geral, um imóvel bem localizado é aquele que está em um bairro residencial, tranquilo, mas ao mesmo tempo próximo do centro da cidade.
É mais fácil encontrar um apartamento bem localizado do que uma casa gastando o mesmo valor. Uma boa casa em um bairro residencial próximo ao centro, custa mais do que um bom apartamento nas mesmas condições. Além do valor do IPTU da casa ser mais alto.
Conclusão: A casa do mesmo valor de um apartamento geralmente está em uma localização menos privilegiada.

Conheça os melhores bairros para morar em Ponta Grossa

 

Espaço | Vencedor: Casa

Existem apartamentos de todos os tamanhos, mas as casas residenciais geralmente têm mais espaço, seja interno (cômodos), ou externo (jardim). Para quem gosta de ter um quintal e de cuidar do jardim nas horas vagas, a casa permite essa possibilidade.
Conclusão: A casa leva vantagem por ter mais espaço e ter quintal.

Barulho | Vencedor: Apartamento

Ao escolher entre casa ou apartamento, você deve levar em consideração o quão barulhento é o local onde o imóvel está. O apartamento leva vantagem nesse sentido, pois mesmo que esteja localizado em uma rua com muito movimento, devido a altura elevada, esse problema é minimizado.
Existem casos onde o morador de apartamento também sofre com o barulho de uma outra forma: vizinhos. Ouvir os passos dos vizinhos de cima, ou ter que aguentar o som alto do vizinho ao lado são situações chatas que podem ocorrer. Porém, esse problema é minimizado ao extremo em apartamentos que contêm isolamento acústico no piso, paredes, portas e janelas. Portanto, ao escolher um apartamento, valorize esse diferencial.
Conclusão: Apartamento é menos barulhento, desde que tenha isolamento acústico.

Casa ou apartamento - O apartamento garante o sono tranquilo
A altura e o isolamento acústico de um apartamento garantem o sono tranquilo.

Os empreendimentos LAAR contam com isolamento acústico, você não precisa se preocupar com vizinhos barulhentos. Conheça nosso portfólio!

Reformas | Vencedor: Casa

Nesse quesito, a casa tem mais vantagens em relação ao apartamento, porque você tem maior liberdade para reformar, aumentar, quebrar, enfim, fazer o que quiser, desde que as condições estruturais da casa permitam.
Já no apartamento, as reformas têm uma certa limitação, pois não podem afetar a estrutura da construção. Isso não quer dizer que você não poderá mexer em nada dentro do imóvel, mas serão mudanças limitadas.
Conclusão: Em uma casa você tem mais liberdade para fazer reformas.

Segurança | Vencedor: Apartamento

Segundo a OMS, o Brasil é o 9º país mais violento do mundo e os roubos e furtos em imóveis colaboram para esse índice se agravar. Portanto, leve a isso em conta no momento de escolher o seu imóvel. A segurança é uma das principais vantagens de comprar um apartamento, que corre muito menos risco de ser invadido quando comparado à uma casa. Dê preferência para empreendimentos que contam com portaria eletrônica e que seja monitorada por câmeras.
Conclusão: Apartamento é mais seguro do que uma casa.

 

 

Ao escolher entre casa ou apartamento, lembre-se da segurança que um apartamento proporciona.
Ao escolher entre casa ou apartamento, lembre-se da segurança que um apartamento proporciona. Imagem: Edifício La Rochelle.

 

Convivência com vizinhos | Vencedor: Casa

Essa não é necessariamente uma desvantagem do apartamento. Mas é inevitável que, ao morar em um condomínio, é preciso manter contato constante com a vizinhança, então se você é do tipo “encrenqueiro”, isso pode te trazer sérios problemas no dia a dia. Mas se você se considera uma pessoa tranquila e harmoniosa, não vai enfrentar dificuldade.
Outro fator resultante de uma vida em condomínio, é a necessidade de obedecer regras, como por exemplo, não exagerar no barulho. A sua liberdade vai até onde a liberdade do vizinho começa.
Conclusão: Para viver em um apartamento é preciso saber conviver com harmonia, já em uma casa, não há esse empecilho.

 

Limpeza | Vencedor: Apartamento

O apartamento leva vantagem, pois o trabalho limpeza é muito menor, considerando que não há área externa com calçadas para lavar, jardins para limpar, grama para cortar, etc. O fato de um apartamento ter espaço externo reduzido, possibilita que você ou seu funcionário, possam dar mais foco na limpeza dos ambientes internos.
Além disso, quanto mais próximo ao solo o imóvel fica, mais acaba acumulando poeira. Portanto, geralmente um apartamento suja menos do que uma casa.
Conclusão: O apartamento é mais limpo e mais fácil de limpar.

 

Taxa de condomínio | Vencedor: Empate

A taxa de condomínio sempre existirá e você precisa ter ciência disso ao escolher entre casa ou apartamento. Se a sua escolha for uma casa em condomínio fechado, a taxa também será uma realidade.
Mas é necessário entender que a taxa de condomínio é uma consequência que você paga para ter mais segurança, portanto, não é exatamente um ponto negativo ao escolher um apartamento para comprar. Se você opta por uma casa, terá outras despesas de segurança, como por exemplo a instalação de câmeras, alarmes, contratação de equipe de monitoramento, além de despesas com a limpeza da área externa, que muitas vezes estão inclusas na taxa de condomínio no caso de um apartamento.
Para evitar frustrações futuras, busque um apartamento que tenha uma taxa de condomínio barata. Se você não sabe como fazer isso, temos um guia que te ajuda a escolher. Clique no banner abaixo para acessá-lo.

 

Como escolher um apartamento com condomínio barato

 

Conclusão: Você tem que pagar a taxa de condomínio em um apartamento, mas os gastos acabam equivalendo às despesas de uma casa.

 

Decidiu entre casa ou apartamento?

O artigo ajudou você a tomar sua decisão? Deixe seu comentário abaixo! Se a sua preferência é a compra de um apartamento, conheça os empreendimentos LAAR.

Acesse o nosso portfólio de simulação de financiamento clicando no botão abaixo!