Financiar imóvel em 2018 vale a pena?

Se você estava esperando o momento certo para comprar um imóvel, ele finalmente chegou! A retomada do setor imobiliário está ganhando força e financiar um imóvel em 2018 é uma ótima ideia, trouxemos 3 motivos neste artigo para explicar o porque de ser o momento ideal, além de 3 cuidados importantes ao fazer o seu financiamento.

 

  • Liberação no financiamento e facilidade na negociação com as construtoras

Em comparação com os anos anteriores, os valores de empreendimentos financiados estão mais acessíveis, devido a retomada da liberação de crédito para financiamento, que vinha sofrendo baixas consecutivas dentro dos 3 últimos anos. Isso acontece por outros motivos que vamos citar em seguida, como a queda da taxa Selic e a baixa na inflação.

Financiamento de imóvel em 2018
A liberação de crédito para financiamento imobiliário sofreu grande baixa nos últimos anos. O esperado é que em 2018 esse número volte a crescer. Fonte: Rede Globo / Abecip

Já a maior facilidade em conseguir boas condições com construtoras continua, porém esse cenário perde força com a retomada do setor imobiliário, pois com o aumento da demanda, a probabilidade de conseguir descontos é menor, já que há menos imóveis “encalhados” no mercado.

Se você busca condições especiais para negociação, entre em contato com uma construtora o quanto antes.

 

Agende uma conversa com um consultor LAAR e negocie DIRETO COM A CONSTRUTORA o melhor empreendimento para você.

 

  • Baixa na inflação

A baixa recente na inflação potencializa o poder de compra do consumidor, seja de imóvel ou não. Afinal, significa que o dinheiro não perderá seu valor de forma tão acelerada assim como vinha acontecendo.

Essa baixa favorece também no aumento do valor de reajuste de salários para trabalhadores formais. Em tempos de crise, com a inflação alta, dificilmente os salários conseguem reajustes superiores e / ou equivalentes corrigidos com a inflação.

Baixa na inflação facilita o cenário de quem quer financiar imóvel em 2018. Fonte: Folha de SP.

 

  • Queda na Selic

A taxa de juros Selic está em queda histórica. Esse é outro fator que está diretamente relacionado com a inflação, já que, como está em queda, o Banco Central baixa a taxa de juros para movimentar a economia do país, ou seja, o crédito para financiar imóvel em 2018 está mais barato, na sequência do artigo você verá um exemplo do impacto de uma simples variação na taxa de juros de financiamento.

Mas essa queda não perdurará para sempre, economistas afirmam que os juros podem subir novamente em breve, sendo o fim da queda da Selic. Então aproveite o período de queda para financiar agora, este é o momento ideal. Você pode consultar as mais diversas taxas de juros diretamente no site do Banco Central do Brasil.

 

Mudanças recentes no financiamento imobiliário

Em 2017, a Caixa Econômica Federal chegou a definir novas regras para o financiamento imobiliário, prejudicando o financiamento de imóveis usados ao reduzir o teto de financiamento para 50%, mas essa medida foi alterada novamente no começo de 2018 e o teto voltou a ser de 70%.

Esse sinal é positivo para a compra de imóveis usados, mas também pode ser encarado como uma vantagem para o mercado de imóveis recém-lançados, já que, com uma maior liberação de crédito por parte da Caixa, é mais improvável que ocorram complicações em financiamentos no ano de 2018, como cortes nos subsídios e suspensões de crédito.

Se você pretende financiar e não está com tanta pressa recomendamos que opte por empreendimentos ainda na planta ou em fase de entrega.

Uma das vantagens de comprar na planta, é que existe a possibilidade de personalizar alguns aspectos na estrutura do seu futuro lar, dependendo da negociação com a construtora, o que facilita e muito a sua vida, evitando futuras reformas. Conheça 5 motivos para comprar um apartamento ainda na planta.

 

Dicas de financiamento de imóvel em 2018

Decidiu financiar? Todo cuidado é pouco! Principalmente em relação aos números, de todos os cuidados para tomar, selecionamos dois muito importantes para você prestar atenção ao procurar seu imóvel dos sonhos para fazer um financiamento.

 

Cuidado com o valor de mercado dos empreendimentos

Com essa recente melhora no cenário do setor imobiliário, se atentar a alguns fatores do mercado. Tome cuidado com os valores dos empreendimentos, pois os preços podem estar “inchados”, já que construtoras podem se aproveitar do aumento da demanda de imóveis para elevar os valores além do que deveriam.

Vale ressaltar que Ponta Grossa conta com um baixo valor por metro quadrado, sendo um dos menores das grandes cidades do Sul do país, este é um dos pontos que reforçam os motivos para investir em imóveis no interior do estado.

Considere esses fatores e, após isso, certifique-se de que você está comprando um empreendimento bem localizado e com qualidade construtiva, mas por um preço justo.

 

Cuidado com os números

Se você está procurando financiar imóvel em 2018, muito provavelmente já deve ter feito vários cálculos. Por acaso já percebeu o quão impactante é a diferença no valor do financiamento em um simples aumento de porcentagem na taxa de juros?

Diferença na taxa de juros em financiamento de imóvel em 2018. Fonte: Rede Globo.

No exemplo acima, o impacto do valor total de juros é muito perceptível, mesmo após uma leve variação de 1 ponto na taxa percentual.

Se você vai financiar imóvel em 2018, tome cuidado com o prazo do financiamento. Fonte: Rede Globo.

Nesse segundo exemplo, há uma simulação em optar por financiar por 30 anos ao invés de 20 anos. A diferença do valor de juros é exorbitante, mesmo pagando uma parcela levemente menor. Isso acontece porque, apesar da taxa de juros influenciar no valor final, o prazo de pagamento do financiamento é um fator tão relevante quanto.

Tente dar o maior valor de entrada possível ao financiar um imóvel. Fonte: Rede Globo.

Já no terceiro exemplo, onde a diferença do valor financiado é de R$50.000,00 a mais, podemos analisar o aumento no valor das parcelas e, da mesma forma, um bom valor de juros totais é acrescentado.

Portanto, recomendamos que você dê o maior valor de entrada possível (superando o valor mínimo), no final, isso pode representar uma economia gigantesca para o seu bolso. Se você precisa de uma ajuda ao realizar sua aquisição, marque uma conversa sem compromisso com um consultor LAAR.

O que podemos concluir avaliando os 3 exemplos é que, se você vai optar pelo financiamento de imóvel em 2018, deve tomar muito cuidado com: valor financiado, taxa de juros e, principalmente, prazo de pagamento.

 

Decidiu financiar um apartamento? Simule o financiamento dos empreendimentos LAAR e entenda porque a sofisticação está ao seu alcance.

 

Simular financiamento de um LAAR

 

Link recomendado: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/blog/samy-dana/post/e-uma-boa-hora-para-financiar-imoveis.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=jg


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *