Como escolher um imóvel com condomínio barato

Para quem está pensando em comprar um apartamento ou alugar pela primeira vez, é extremamente normal ficar confuso em relação às taxas cobradas em condomínios. Na grande maioria das vezes, a primeira e maior dúvida é em relação ao preço dessa taxa. Vamos esclarecer aqui suas dúvidas e dar algumas dicas para encontrar um imóvel com taxa de condomínio barata.

 

O que é a taxa de condomínio?

Antes de mais nada, é necessário saber o que é a taxa de condomínio e o que ela cobre. De maneira geral, a despesa de condomínio é destinada à manutenção do prédio e das áreas comuns como um todo. Assim, custos cobertos com a taxa que os moradores pagam, incluem a limpeza do estacionamento, do hall do prédio, escadas e demais áreas comuns, a limpeza e a manutenção de piscinas, salão de festa e academia (caso haja), manutenção dos jardins e a manutenção de elevadores.

Além disso, por lei, todos os condomínios são obrigados a fazer uma reserva para cobrir eventuais emergências. Suponhamos que ocorra algum tipo de problema que vai além da responsabilidade dos condôminos, como por exemplo um curto no sistema elétrico. A reserva pode ser utilizada para reparar a fiação, sem nenhum prejuízo financeiro para os moradores.

 

Como encontrar um apartamento com condomínio barato?

Selecionamos algumas dicas úteis para quem está pensando em comprar um apartamento ou alugar.

 

Dicas para encontrar taxa de condomínio barata:

 

  • A primeira e talvez mais óbvia dica é buscar um corretor qualificado e com boa reputação no mercado para te ajudar a comprar um apartamento. Ele certamente saberá entender suas necessidades e irá buscar o melhor imóvel para você, que possua instalações adequadas ao seu estilo de vida e ao valor que você está disposto(a) a pagar de condomínio.

 

  • Outro ponto importante é que, imóveis comprados na planta, como grande parte dos prédios de apartamentos em Ponta Grossa, que vê o nascimento de diversos condomínios, são ainda mais fáceis de negociar, pois você estará tratando direto com a construtora responsável. Explique quais são suas necessidades e porque seu condomínio deve ser mais baixo. Hoje em dia é muito comum casos de moradores de um mesmo edifício pagarem taxas de condomínio diferentes, pois, por exemplo, enquanto um utiliza a piscina e a sala de ginástica, o outro utiliza somente as áreas comuns e o elevador.

 

  • Uma atitude mais trabalhosa para baixar o preço do condomínio é a realização de uma vistoria. Nela, a empresa contratada para realizar a vistoria irá verificar tanto o apartamento quanto as áreas comuns e emitirá o parecer se o valor do apartamento e da taxa de manutenção está de acordo com o exigido, isto pode significar uma enorme economia para o(a) futuro(a) proprietário(a).

 

  • Por fim, busque o condomínio que mais se adeque ao seu estilo de vida e esteja disposto a abrir mão de alguns luxos. Em locais nobres, não só o preço do apartamento será mais alto, mas também o condomínio. Em prédios antigos, o valor do apartamento costuma ser mais baixo, mas o condomínio custará mais caro, pois o prédio precisa de diversas manutenções e pode ser um mal negócio. Neste cenário, a melhor escolha é optar por um prédio não tão central, mas que esteja localizado em bairros próximos ao centro da cidade, onde existirão opções de edifícios novos, com valor mais acessível e com o condomínio mais baixo.

 

Vai casar e está buscando um apartamento em Ponta Grossa? Selecionamos 10 opções excelentes para casais neste ano de 2017. Confira o guia: 10 apartamentos em Ponta Grossa perfeitos para quem vai casar em 2018.

10 apartamentos em Ponta Grossa perfeitos para quem vai casar em 2018.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *