Como fazer vistoria em apartamento novo

Vai comprar um novo apartamento? Não faça isso sem antes checar se está tudo em ordem! A etapa da vistoria em apartamento novo é extremamente essencial no processo de compra de um imóvel, afinal, é nesse momento que são verificadas todas as possíveis irregularidades e fatores decisivos que podem baratear o custo total do imóvel ou mesmo das despesas fixas, como a taxa de condomínio. A vistoria pode e deve ser feita tanto no momento da entrega de apartamentos comprados na planta, quanto para concretizar a negociação de imóveis já construídos e prontos para morar.

Mas se você não sabe como realizar uma vistoria em apartamento novo, não tem problema. Selecionamos aqui as principais dicas para você não deixar nada passar em branco em uma vistoria completa. Veja a seguir.

 

Como preparar a vistoria em apartamento novo

O principal para você levar em conta antes mesmo de agendar a visita, é escolher um dia em que não tenha outros compromissos marcados. Uma vistoria em apartamento não é algo para se fazer com pressa, pois cada detalhe é muito importante.

A segunda dica, é se preparar para fazer a avaliação com um olhar crítico, então não deixe se levar pelas emoções, afinal, é o seu futuro lar que estará sendo avaliado e você não pode perder o foco do seu objetivo nesse dia específico.

Outro ponto interessante, é chamar alguém para realizar a vistoria junto com você, pois a atenção nos itens importantes estará dobrada e será menos provável que algo acabe passando batido.

Por último, mas não menos importante, caso você já tenha comprado o imóvel na planta, tenha o memorial descritivo em mãos. Este documento tem listado todos os materiais que foram utilizados na obra, além de estar descrito tudo o que deve ter sido construído. Outros itens importantes, são quaisquer materiais de divulgação do empreendimento produzidos pela construtora e / ou incorporadora, para avaliar se todas as promessas da publicidade do empreendimento foram cumpridas.

Como fazer vistoria em apartamento novo
O memorial descritivo e os materiais de divulgação são essenciais na hora de fazer a vistoria em apartamento novo.
Imagem: www.thebalance.com

Materiais para levar ao fazer a vistoria em apartamento novo

 

Os principais materiais que irão ser úteis para você na realizar a vistoria são:

– Trena;

– Esquadro;

– Smartphone ou câmera fotográfica (para registrar todas as irregularidades);

– Agenda (anote tudo por garantia, pois facilita na hora de montar o relatório para a construtora ou imobiliária).

 

Após ter preparado tudo isso, você estará pronto para realizar a vistoria no apartamento.

 

Principais itens para checar ao fazer vistoria em apartamento novo

 

Agora, vamos aos principais itens para levar em consideração ao realizar a vistoria, é recomendável que você liste eles em uma folha ou no seu celular, criando uma espécie de checklist.

 

1. Imóvel em geral:

Verifique os acabamentos. Avalie a pintura, manchas, descascados, sinais de infiltração que descolam a tinta e faça a medição das dimensões do apartamento com uma trena, além de medir também o tamanho da vaga de garagem (que geralmente acaba sendo esquecida).

Infiltração ao fazer vistoria em apartamento novo
A tinta da parede estiver “borbulhando” é sinal de uma possível infiltração.
Imagem: dicasconstrucoes.com.br
2.  Instalações elétricas:

Ao fazer uma vistoria em apartamento novo, geralmente as instalações elétricas não podem ser testadas por completo, pois a energia pode não estar instalado, se esse for o caso, não esqueça de registrar isso no relatório que você irá mandar para a construtora ou imobiliária, inclusive, você pode propor uma nova visita para avaliar este item no futuro, quando a energia estiver funcionando.

Lembrando que a solicitação do relógio medidor de energia em um apartamento novo é obrigação do morador e deve ser feito diretamente com a Copel.

Existem outros itens que devem ser checados mesmo sem energia no imóvel como: Interruptores, tomadas, pontos de luz, telefone e cabeamentos em geral no local correto.

 

3. Instalações hidráulicas:

Cheque todos os registros e faça o mesmo com as torneiras, deixando cair água em todas elas por alguns minutos, para ter certeza de que não há nenhum tipo de vazamento nos canos e sifões. Verifique a vazão e a pressão de água nos vasos sanitários mais de uma vez.

Lembre-se de inspecionar os ralos, jogue água nos ambientes, como banheiros e varandas e verifique se o caimento irá fazê-la escorrer em direção aos ralos.

 

Como escolher um apartamento com condomínio barato

 

4. Esquadrias:

Avalie os detalhes de todas as portas e janelas do imóvel, para certificar-se de que não há nenhum tipo de arranhão ou descascamento. Teste todas as dobradiças e solicite todas as chaves para checar as fechaduras. Se houverem persianas, teste-as para verificar se foram colocadas corretamente.

Verifique as maçanetas, vidros e artigos de madeira (para garantir que estão envernizados e não há cupins).

Cheque as janelas ao fazer vistoria em apartamento novo
Certifique-se de que as janelas estão fechando completamente, sem passagem de luz, diferente da janela desta imagem. Imagem: planejandoumfuturoadois.blogspot.com.br

5. Paredes e revestimentos:

Faça uma checagem em busca de trincas, manchas e rachaduras, principalmente em locais onde o contato com a água é constante e pode danificar os rejuntes. Cheque os possíveis desníveis da construção, você pode utilizar o esquadro para fazer isso. Verifique se a massa corrida está bem nivelada e se as cores e texturas estão homogêneas.

 

6. Piso e contra piso:

Utilize algum item sólido, como um cabo de vassoura, para checar se não existe nenhum “som de oco” no chão (vale também para as paredes). Cheque possíveis desníveis com a ajuda de algum item que possa rolar no chão, como uma caneta ou uma bolinha de gude. 

Se você achou que é muita coisa, pode contratar uma consultoria profissional para fazer a vistoria no apartamento, mas de qualquer maneira, recomendamos que você acompanhe a inspeção.

 

Tem alguma dúvida extra? Você pode agendar uma conversa com um de nossos consultores, podemos ajudar você neste momento importante da sua vida.

Botão agendar conversa

Quero agendar uma conversa

Está pensando em comprar um apartamento, mas está se preocupando com a escolha de um condomínio barato? Leia o nosso guia: Como escolher um apartamento com condomínio barato.