O que um apartamento pet friendly precisa ter?

Pensar em um apartamento pet friendly é entender que o lar também pertence ao animalzinho de estimação. Ou seja, ele deve estar preparado para os momentos de convivência que vocês terão juntos e deve garantir tranquilidade e segurança ao pet, principalmente quando você não está em casa.

Se você quer ter essa experiência, porém, não sabe como organizar um apartamento pet friendly, a primeira boa notícia é que não são necessárias mudanças extremas. Pequenas adaptações vão tornar o apartamento confortável para o pet viver bem.

Saiba como montar um apartamento pet friendly logo abaixo.

O que o seu apartamento pet friendly precisa ter?

Para aprender como organizar um apartamento pet friendly você precisa lembrar que o bichinho deve se sentir à vontade naquele local.  Acompanhe as orientações:

Livre circulação

O apartamento deve ter espaço para o pet se movimentar. Os móveis não podem impedir ou fazer com que ele esbarre sempre que precisar ir de um cômodo para outro. Portas especiais para a circulação são ótimas alternativas, assim, o seu pet poderá estar sempre perto de você.

O apartamento pet friendly deve ser preparado para promover conforto.

– Área para descanso

Outra dica de como montar um apartamento pet friendly é ter aquele espaço especial para descanso. Camas ou colchonetes delimitam o espaço que o pet vai dormir, desta forma, ele não vai se acostumar a deitar em tapetes, sofás ou no próprio chão. Para os gatos a ideia é a mesma, muitos passam a maior parte das horas dormindo, então, separar este cantinho é importante.

– Hidratação

Não há uma hora exata para oferecer alimentação para o gato ou cachorro, cabe ao tutor escolher o melhor momento, entretanto, com a água é diferente. Para saber exatamente como organizar um apartamento pet friendly, você deve deixar um reservatório com água a disposição. Além disso, a água deve ser trocada com frequência.

Muito mais do que para cachorros, os modelos de bebedouros de água para os felinos são diversos. A ideia é incentivar o bichinho a se hidratar e tornar a atividade mais divertida. Dica: gatos gostam de água corrente.

Não podemos indicar a quantidade de água exata que o seu animal de estimação deve tomar diariamente. Isso depende da alimentação e da própria rotina. A recomendação é falar com o seu veterinário de confiança.

– Móveis personalizados

Ter móveis adaptados no apartamento pet friendly vão tornar a convivência muito melhor. Atualmente, você consegue encontrar, com facilidade, móveis preparados para pets como, por exemplo, camas ou colchões adaptados para estantes, armários e prateleiras. A ideia é ter a companhia do seu bichinho em qualquer cômodo da casa, sempre mantendo ele em um espaço confortável.

Donos de gatos podem ser ainda mais criativos, já que eles gostam de pular de um lado para o outro.

– Espaço de higiene

Alguns cuidados quanto à saúde do pet são fundamentais se você quer entender melhor como organizar um apartamento pet friendly.

Os banhos precisam ser regulares e as vacinas devem estar sempre em dia. Você terá que delimitar uma área para o xixi e cocô.  Cães de pequeno porte podem usar os tapetes higiênicos, já os gatos usam as caixas de areia, que devem ficar em uma área privada do imóvel, longe da água e ração.

Muitos cachorros escolhem fazer as necessidades na área externa, por isso, os passeios frequentes são tão importantes. Quando retornar ao apartamento, lembre-se de higienizar as patas para evitar trazer sujeira de fora para o apartamento.

Outro ponto: os pelos!  Se você gosta de animais peludos não adianta reclamar, os pelos vão aparecer por todo o apartamento, porém, usando um aspirador de pó, este problema é resolvido em poucos minutos.

Saiba que escovar o pet também faz parte do processo de higiene. Aproveite aquele momento de carinho diário para retirar os pelos acumulados do seu gato ou cachorro.

– Segurança

Para montar um apartamento pet friendly perfeito não dá para esquecer a segurança. A maioria dos animais de estimação são rápidos e curiosos, neste caso, a primeira medida é instalar telas de proteção nas janelas e sacadas.

Proteja os fios de eletrodomésticos e computadores logo que o pet chegar ao seu lar, só assim poderá prevenir acidentes.

Mantenha produtos de limpeza, plantas tóxicas e controles remotos fora do alcance dos bichinhos. Assim como sacolas, caixas ou objetos cortantes que possam ser perigosos.

Por mais que você não imagine que o cão ou gato possa ter problemas com os itens, lembre que eles não entendem que aquilo pode machucar. Detalhe, quando eles estão sozinhos em casa, tudo parece legal.

E se você tiver que viajar sem poder levar seu bichinho, recomendamos que compre uma câmera de monitoramento, que se conecta com a rede de internet da sua casa.

Diversão

O apartamento pet friendly deve ser divertido. Como a maior parte do dia do pet será dentro do apartamento, aposte em brinquedos e atividades que exercitam.

Brinquedos de morder ajudam a evitar que os cães destruam móveis ou objetos, para os felinos, arranhadores e prateleiras fixas nas paredes são ótimas.

Túneis, pistas de obstáculos, comedouros diferentes e tapetes de caçar ração são outras opções de atividades e alternativas para deixar o dia a dia no apartamento mais animado e saudável. Alguns condomínios pet friendly oferecem espaço pet com piscina, estruturas excelentes para deixar o animal em forma e fazer amizades.

Não importa a idade ou raça do seu pet, praticar atividades físicas garante qualidade de vida.

Ter um apartamento pet friendly como este é simples e totalmente possível. Conheça o Grand Amistad logo abaixo.

More no primeiro condomínio pet friendly de Ponta Grossa

Se você já sonha com um apartamento pet friendly, imagine morar em um condomínio pensado para o bem estar dos pets!

O edifício Grand Amistad, lançamento da LAAR em Ponta Grossa, será todo adaptado para o dia a dia com o animal de estimação. O objetivo é reunir pessoas que amam seus pets, para que juntos possam viver em harmonia e conforto.

O primeiro condomínio pet lover de Ponta Grossa tem apartamentos de 2 ou 3 quartos, suíte, sacada com grama sintética e porta especial para seu pet. Além de churrasqueira, elevador, espaço kids, salão de festas e vaga de garagem.

Para os pets, o Grand Amistad ainda reserva área para banho, espaço com piscina e brinquedos, porcelanato pet e casinha para os animais de rua.

Faça parte desta comunidade pet lover! Saiba tudo sobre o Grand Amistad.