5 exemplos de decoração para cozinha gourmet

Se você, está na fase de sua vida de comprar um apartamento ou uma casa, é bem provável que já esteja pensando na projeção, organização e decoração de seu futuro lar. Um dos cômodos mais importantes e que requer atenção redobrada, é a cozinha, pois não é a toa que as cozinhas são consideradas o “coração da casa”. Portanto, se você reconhece a importância deste espaço do seu lar, já deve ter imaginado diversas maneiras diferentes de planejar uma cozinha. Uma forma muito comum é montando uma “cozinha gourmet” (muitas vezes também chamada de “cozinha americana”), que tem como objetivo organizar o ambiente de forma com que os convidados possam estar mais próximos do (a) cozinheiro (a), enquanto a comida está sendo preparada, proporcionando um ambiente mais harmonioso e divertido antes e durante as refeições, além de aumentar a intimidade do momento. Mas você pode estar se perguntando: Como montar uma cozinha gourmet? Para te ajudar, trouxemos 5 exemplos de cozinhas gourmet para o seu apartamento ou casa.

 

1 – Cozinha gourmet moderna

Existem diversas formas para montar uma cozinha gourmet moderna. Neste exemplo acima, a estrutura moderna e o visual clássico se misturam. O grande diferencial é de que a ilha central, onde geralmente se encontra o cooktop e o (a) cozinheiro passa a maior parte do tempo, está acoplada na plataforma de bancada em que os convidados se sentam, aproveitando assim a estrutura e o material de revestimento. Esta também é uma ótima forma de otimizar o espaço para cozinhas gourmet pequenas. Mas uma cozinha gourmet moderna não precisa necessariamente ter móveis luxuosos como os do exemplo acima. Você pode montar a sua utilizando acabamentos de madeira, eletrodomésticos em inox, vidros e até pôsters decorativos.

Cozinha gourmet moderna
Cozinha gourmet moderna. Imagem: uol.com.br

2 – Cozinha gourmet rústica

Para ter uma cozinha gourmet bonita, você não necessariamente precisa ter móveis ou eletrodomésticos extremamente modernos e avançados. Ainda mais se você gosta de um ambiente à moda antiga, com mais cara de “fazenda”. Neste caso, uma cozinha gourmet rústica é uma ótima ideia. Aqui predominam as peças amadeiradas, com marcas de desgastes, móveis “crus”, tijolos à vista e iluminação quente. Com toda certeza será um ambiente que causará impacto em seus visitantes.

Cozinha gourmet rústica
Cozinha gourmet rústica. Imagem: pinterest.com

 

3 – Cozinha gourmet externa / varanda gourmet

A cozinha externa tradicional é recomendada para quem mora ou vai morar em uma casa, de preferência, com um bom espaço externo. Uma cozinha gourmet externa é um ótimo ambiente para organizar um churrasco com a família e amigos, onde além de respirar o ar puro, você, sua família e seus convidados terão um contato maior com a tranquilidade da natureza, caso tenha um jardim. Outra grande vantagem é poder utilizar o espaço para um churrasco na beira da piscina.

Cozinha gourmet externa
Cozinha gourmet externa. Imagem: decorsalteado.com

Mas se você vai morar em um apartamento, similar à cozinha gourmet externa, existe a opção da varanda gourmet, que aproveita a sacada com churrasqueira e traz um espaço diferenciado, aproveitando a paisagem do edifício, como na imagem abaixo.

Varanda gourmet
Varanda gourmet. Imagem: Gerson Dutra de Sá

4 – Cozinha gourmet pequena

Cozinhas gourmet não são apenas para casas ou apartamentos espaçosos. Inclusive, também são muito recomendadas para ambientes menores, servindo muito bem para solteiros, por exemplo, podendo incluir os eletrodomésticos, mesa, cadeiras e até uma TV em um espaço bem reduzido. No projeto da imagem acima, foram inclusos alguns eletrodomésticos que trazem mais praticidade, como por exemplo, um forno elétrico multifuncional que também serve como micro-ondas e um cooktop que também serve como grill.

Cozinha gourmet pequena
Cozinha gourmet pequena. Imagem: Gerson Dutra de Sá

 

5 – Cozinha gourmet com sala de jantar

Uma cozinha gourmet integrada com a sala de jantar é outra opção interessante para quem não tem tanto espaço assim em casa e quer aproveitar dois cômodos em apenas um. A imagem de exemplo mostra uma forma simples de unir os dois ambientes e ainda traz uma sugestão criativa: uma porta de vidro de correr, para você cozinhar tranquilamente sem ter medo de espalhar o cheiro em outros cômodos.

Cozinha gourmet integrada com a sala de jantar
Cozinha gourmet integrada com a sala de jantar. Imagem: jasabia.com.br

 

Estes são apenas alguns exemplos, mas existem diversos outros modelos de cozinhas gourmet para apartamentos e casas. Além de que, claro, você pode e deve por em prática sua capacidade criativa, planejando e estilizando uma cozinha gourmet da maneira que preferir e que se adeque melhor às suas necessidades e características. Está planejando a cozinha para a compra de um novo apartamento? Clique aqui e confira outras dicas para quem está procurando um apartamento para morar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *